sábado, 14 de maio de 2011

Pensando na morte da bezerra



Estava eu sem nada pra fazer "pensando na morte da bezerra", e acabei me perguntando... morte da bezerra??? coisa mais doida isso, até pq... não conheço nenhuma bezerra que morreu (derrrr).
Bom, idiotices a parte, vamos ao q interessa (na verdade não interessa mas achei legal p caramba), segue abaixo, os ditos populares e seus significados...

Salvo pelo gongo
- Escapar de se meter numa encrenca por uma fração de segundos.
De onde veio isso?? O ditado tem origem na Inglaterra. Antigamente, não havia espaço para enterrar todos os mortos. Então, os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados para o ossário e o túmulo era utilizado para outro infeliz, só que, às vezes, ao abrir os caixões, os coveiros percebiam que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo (catalepsia – muito comum na época). Assim, surgiu a idéia de, ao fechar os caixões, amarrar uma tira no pulso do defunto, tira essa que passava por um buraco no caixão e ficava amarrada num sino. Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Desse modo, ele seria "salvo pelo gongo".

Onde judas perdeu as botas
- Lugar longe, distante, inacessível.
De onde veio isso?? Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí pra frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas do Judas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.

Pensando na morte da bezerra
- Estar distante, pensativo, alheio a tudo.
De onde veio isso?? Esta é bíblica. Como vocês sabem, o bezerro era adorado pelos hebreus e sacrificados para Deus num altar. Quando Absalão, por não ter mais bezerros, resolveu sacrificar uma bezerra, seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, se opôs. Em vão. A bezerra foi oferecida aos céus e o garoto passou o resto da vida sentado do lado do altar "pensando na morte da bezerra". Consta que meses depois veio a falecer.

Afogar o ganso
- Se refere a um homem que está precisando fazer sexo.
De onde veio isso?? No passado, os chineses costumavam satisfazer as suas necessidades sexuais com gansos. Pouco antes de ejacularem, os homens afundavam a cabeça da ave na água, para poderem sentir os espasmos anais da vítima  (o cúmulo do absurdo ao quadrado) - PS: Odiei essa, meninos não digam mais isso a partir de hj!!!

Um comentário: